22 de setembro de 2009

Curriculum do actual maestro - José Manuel Lino Silva

José Manuel Lino da Silva, natural de Aldeia Grande, nasceu a 12 de Setembro de 1964.
Aos 9 anos de idade inicia a sua aprendizagem musical devido ao grande incentivo por parte do pai, Valentim Silva, o pai era executante de saxofone na dita Filarmónica. Mostrou desde logo grandes qualidades musicais, era ainda muito novo quando ingressou nos quadros da banda da SFIA como executante de Clarinete.
Aos 15 anos de idade passa a integrar simultaneamente a Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, onde obtém um melhor aperfeiçoamento musical.
Com 20 anos ingressa nas fileiras do Exército Português, na Banda de Música do Regimento da Infantaria de Queluz onde continua a sua instrução e decido, então, em 1989 concorrer ao 18º Curso de Sargentos, onde obtém aprovação. Durante o referido Curso estudou Prática Instrumental, História da Música, Harmonia, Teoria Musical e Acústica.
Em 1991, com a aprovação do dito curso é promovido a 2º Sargento e colocado na Banda da Região Militar da Madeira, regressando posteriormente a Queluz em 1992, onde permanece, com o actual posto de Sargento-ajudante.
Em Janeiro de 1996 assume as funções de Maestro da Banda da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense, estando a prestar um serviço de realça e exemplar, sendo também o principal responsável pela escola de Música e motivação dos jovens para a mesma.
Foi o sentimento de satisfação e de um bom estado de espírito, devido à música, que o fez perceber que era a vida que queria para si.

Quanto à escola de música que é dirigida principalmente pelo Maestro juntamente com dois músicos de renome, Manuel Babo e Daniel Rui Batista. Tem actualmente 15 alunos jovens. As técnicas utilizadas nas aprendizagens destes alunos é o desejo de estar sempre actualizado de forma a incentivar os alunos e a motivá-los. O principal objectivo desta escola é formar novos músicos para que possam rapidamente ingressar nos quadros da Banda da SFIA.
A formação musical destes alunos é iniciada com a aprendizagem do solfejo, quando o solfejo está bem apreendido, passa-se à aprendizagem de um instrumento ou escolhido pelo aluno ou pelo Maestro, dependendo da situação e disponibilidade, quando o aluno domina bem o instrumento passa para os ensaios gerais da banda até se ambientar a esta e começar então a fazer serviços agendados para a Banda. Dentro da banda o músico vai sempre evoluindo. Além disso, tem a possibilidade de se inscrever pela metade do preço no conservatório de música de Torres Vedras, continuando assim a sua formação musical. Esta oportunidade é aproveitada por muitos dos alunos que passaram pela escola de música, principalmente os que desejam continuar a sua carreira musical e fazer disso a sua vida.
A escola de música já formou grandes músicos e continua a formá-los, existem cada vez mais indivíduos com gosto e competências na música o que é de louvar. Esta escola é uma grande instituição e é motivo de orgulho de toda a população.

Sem comentários:

Enviar um comentário