26 de janeiro de 2011

Acta da Assembleia Geral Ordinária de 22/01/2011

Acta número sessenta e quatro

Ao vigésimo segundo dia do mês de Janeiro de dois mil e onze, pelas vinte e uma horas e cinco minutos, reuniu na sua sede, em segunda convocatória e com a presença de dezoito associados, conforme consta no livro de presenças, a Assembleia Geral Ordinária da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense presidida pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, senhor Augusto Oliveira Aniceto e secretariada pelo Vice-Presidente José Manuel Lino da Silva.
Aberta a sessão, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Augusto Oliveira Aniceto, cumprimentou os associados e leu a seguinte ordem de trabalhos, conforme constava na convocatória:
Ponto Um – Apresentação, discussão e aprovação do relatório e contas do ano de dois mil e dez.
Ponto Dois – Eleição dos novos Corpos Sociais para o biénio dois mil e onze / dois mil e doze.
Ponto Três – Assuntos de interesse para a Colectividade.
De seguida, delegou na Secretária da Direcção, Ana Lourenço, a leitura da acta correspondente à Assembleia anterior. Feita a leitura, foi posta à discussão, não tendo sido contestada foi posta à votação, tendo sido aprovada por unanimidade.
No primeiro ponto da ordem de trabalhos, o relatório e contas foram apreciados pelo Presidente do Conselho Fiscal, Evaristo Marques, o qual informou à Assembleia que, tal como lhe compete, conferiu as contas relativas ao exercício de dois mil e dez com regularidade sendo o seu parecer favorável e por isso, não lhes efectuando qualquer reparo. Terminou dando os parabéns à Secretária da Direcção, Ana Lourenço, e ao Tesoureiro, Gilberto Santos, pela boa organização na apresentação das mesmas.
Continuando no primeiro ponto da ordem de trabalhos, a Secretária da Direcção, Ana Lourenço, procedeu à apresentação das contas destacando que estas terminaram com o saldo positivo de 37.373,63 € (trinta e sete mil trezentos e setenta e três euros e sessenta e três cêntimos). Acrescentou que a esse saldo não estava contabilizado um apoio financeiro da Câmara Municipal de Torres Vedras referente ao ano de dois mil e dez e que o mesmo só iria ser recebido no ano de dois mil e onze e como tal, apresentado nas contas desse ano. Informou que estão por receber também subsídios da Junta de Freguesia de Maxial referentes a anos anteriores, nos quais se incluí o subsídio referente ao ano de dois mil e dez.
Posto à discussão e não havendo quaisquer discordâncias, o relatório e contas foram aprovados por unanimidade.
No segundo ponto da ordem de trabalhos, eleição dos novos corpos sociais para o biénio dois mil e onze / dois mil e doze foi apresentada uma só lista na Mesa, sendo lida à Assembleia, pelo Presidente da Mesa, a sua composição.
Esta lista foi posta à eleição por votação secreta conforme consta nos estatutos. Feita a contagem dos votos, a eleição resultou em dezassete votos a favor e um contra, num total de dezoito votos sendo a lista posteriormente descrita aprovada por maioria.
Foram assim eleitos para o biénio dois mil e onze / dois mil e doze os seguintes corpos sociais:
Assembleia Geral
Presidente – Augusto Oliveira Aniceto
Vice-Presidente – José Manuel Lino da Silva
Secretário – Rita da Conceição Aniceto Narciso
Direcção
Presidente – Vítor Francisco da Piedade Marques
Vice-Presidente – Carlos Manuel dos Santos Gomes
1º Secretário – Ana Catarina Vicente Nobre Lourenço
2º Secretário – Cátia Andreia Bailão Marques
Tesoureiro – Gilberto Alexandre Inácio Santos
Vice-Tesoureiro – Mário Fernando Duarte Luís
Vogal – Celestino Oliveira Dias
Vogal – Cristiana Isabel Lourenço Fernandes
Vogal – Fernando Manuel Carvalho Damil
Vogal – José Luís Pereira Costa
Vogal – Luís Vicente Lobo Pinheiro Coelho
Vogal – Paulo Jorge de Matos Lopes
Vogal – Sérgio Manuel Vicente de Matos
Conselho Fiscal
Presidente – Evaristo da Conceição Marques
Secretário – Aníbal José Marques Lopes
Relator – Ricardo Manuel Clemente Damil

Seguiu-se o terceiro e último ponto da ordem de trabalhos, assuntos de interesse para a colectividade.
O Presidente da Direcção, Vítor Marques, tomou a palavra começando por lamentar a presença de poucos sócios e agradecendo a disponibilidade dos colegas que fazem parte dos novos Corpos Sociais para o biénio de dois mil e onze / dois mil e doze. Acrescentou que o ano de dois mil e dez correu muito bem tanto na união entre directores como na realização dos trabalhos a que se propuseram. Referiu que o projecto mencionado na Assembleia anterior referente às obras no telhado, de forma a combater as infiltrações de água e evitar a degradação do espaço está para ser iniciado assim que as condições climatéricas o permitam.
Quanto ao sonho da aquisição de um terreno para que possam surgir novos projectos, informou que está em estudo pois já foram analisados vários terrenos e terão de se sondar possíveis apoios financeiros para o efeito pois, sem os referidos apoios a viabilização de tal projecto não será possível.
A Secretária da Direcção, Ana Lourenço, informou que a banda de música no ano de dois mil e dez efectuou vinte e quatro actuações, dez das quais não remuneradas. Que a escola de música estava em funcionamento tendo naquele momento dois monitores, José Manuel Lino da Silva e Manuel Carvalho da Fonseca Babo.
O Sócio Cesário Martinho lamentou a presença de tão poucos sócios e evidencia a presença quase nula de músicos na assembleia, o que considera lamentável.
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Augusto Oliveira Aniceto, perante o relatório e contas enaltece o trabalho da Direcção e incentivou-a a continuar no mesmo sentido. Manifestou o seu pesar pelos sócios falecidos no ano de dois mil e dez, Álvaro Nobre Lourenço, Armindo Roque de Matos, Arnaldo Matos Luís, José Albino Sebastião e Maria Alice Santos e também pelo sócio já falecido em dois mil e onze Avelino Crispim Damil seguindo-se, por sua proposta, um minuto de silêncio na assembleia. Para rectificação da ausência do estandarte da associação na cerimónia fúnebre do sócio, Avelino Crispim Damil propôs o envio de um ofício endereçado à esposa, pedindo desculpas pelo sucedido e informando que na assembleia foi feito um minuto de silêncio em homenagem aos sócios recentemente falecidos, o que a Direcção concordou.
Nada mais havendo a tratar, o Presidente da Mesa pediu à assembleia que a acta fosse aprovada em minuta, sendo este pedido aprovado por unanimidade. De seguida, agradeceu a presença dos associados que estiveram na assembleia saudando-os com votos de Bom Ano. Deram-se por encerrados os trabalhos da Assembleia às vinte e uma horas e trinta e oito minutos.
A Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Augusto Oliveira Aniceto

16 de janeiro de 2011

Dia do Sócio - 09 Janeiro 2011


No passado dia 9 de Janeiro a banda de música da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense realizou o tradicional peditório de quotas. A boa disposição dos músicos animou a manhã dos associados da S.F.I.A.

Terminado o peditório teve lugar o almoço convívio entre a banda de música e os elementos da Direcção .

No período da tarde, na sede da S.F.I.A., a banda de música efectuou duas horas de actuação no Concerto do Sócio em que a assistência contava com cerca de 80 pessoas.

A S.F.I.A. tem actualmente 496 associados. São novos sócios: Alexandrina Alves Santos Carvalho, Carminda Lopes, Cátia Andreia Bailão Marques, Henrique José Mengo Damil, Maria de Jesus Lourenço, Maria Eugénia Cequeira, Rosa Maria Matos Lopes Santos.

Com mágoa e saudade, registamos o falecimento no ano de 2010 dos nossos associados Álvaro Nobre Lourenço, Armindo Roque de Matos, Arnaldo Matos Luís, José Albino Sebastião e Maria Alice Santos. Já no ano de 2011 registamos o falecimento do nosso associado Avelino Crispim Damil.
Às suas famílias a Direcção da S.F.I.A. endereça sentidas condolências.

28 de dezembro de 2010

Dia do Sócio - 9 de Janeiro de 2011


Banda de Música - 2010

Estamos a finalizar um novo ano e a finalizar uma época de Serviços da nossa banda de música.

Contaram-se um total de 24 actuações da nossa filarmónica, passando por diversas localidades tais como, Aldeia Grande (Dia do Sócio, Festa da Páscoa, Festejos Anuais, Círio de Aldeia Grande, Festejos de São Martinho e Festa de Natal), Torres Vedras (Carnaval, Sons de Cá, Festas da Cidade), Santa Cruz (Onda de Verão, Festa da Igreja), Sapataria, Vilar, Ribaldeira, Sarge, Casais Brancos, Maxial, Carvalhal, Fonte Grada, Bordinheira, Silveira e Serra de São Julião.

O corpo directivo desta filarmónica agradece o empenho e dedicação de todos os músicos ao longo do ano, agradece também aos monitores que mantêm em funcionamento a nossa escola de música e evidencia a estreia de Adriana Lino na nossa banda de música, na passada festa de Natal, na expectativa que no próximo ano póssamos saudar muitos mais "estreantes".
Com enorme carinho louva também todos os sócios, patrocinadores, colaboradores e pessoas que sempre estiveram dispostas em colaborar connosco.

A todos, os desejos de um óptimo 2011.
E neste novo ano entraremos em actividade, dia 9 de Janeiro, Dia do Sócio, a banda da S.F.I.A. dá as Boas Festas a todos.

Feliz 2011

14 de dezembro de 2010

Festa de Natal - 19 de Dezembro de 2010


Tal como anunciado realizou-se no passado dia 19 de Dezembro a tradicional festa de Natal da S.F.I.A.

Foram convidadas todas as crianças residentes no lugar de Aldeia Grande, Póvoa, Valentina e casais anexos até ao 1º ciclo escolar e também as crianças não residentes nesses lugares mas filhas de sócios, somou-se um total de 100 presentes para as referidas crianças.

Iniciou-se a festa de Natal, eram 15h30 com uma sala cheia de crianças e seus familiares, contavam-se cerca de 200 pessoas.

A Secretária da Direcção, Ana Lourenço, saudou os presentes com desejos de Boas Festas e referindo "é com enorme orgulho que a Direcção da S.F.I.A. organiza por mais um ano a festa de Natal, passando a apresentar a banda de música que iria dar início ao concerto dirigida pelo maestro José Manuel Lino Silva, dando-se início ao concerto de Natal.
Sensivelmente a meio do concerto o Presidente da Direcção, Vítor Marques, homenageou (com a entrega de duas salvas em prata) como vem sendo habitual, dois dos músicos com mais anos ao serviço desta banda de música, visto ser uma banda de música com uma faixa etária muito jovem, este ano, Guillaume Matos e Phillipe Matos (irmãos gémeos), de 28 anos de idade e à 14 anos ao serviço desta filarmónica.

Vítor Marques disse "há uns anos era difícil diferencia-los devido às semelhanças físicas por serem irmãos gémeos, hoje em dia fisicamente nem tanto mas para a nossa banda de música continua a ser difícil fazer essa diferenciação pela dedicação que ambos têm demonstrado a esta filarmónica".

Deu-se continuidade ao concerto, finalizando-se com uma música de Natal "Noite Silenciosa" e a chegada do Pai Natal que distribuiu presentes pela banda de música e pelas crianças na sala.

Vítor Marques relembrou os presentes que no dia 9 de Janeiro, Dia do Sócio, a banda de música da S.F.I.A. percorrerá as ruas da aldeia fazendo a tradicional cobrança de quotas e no período da tarde realizará um concerto na sua sede pelas 16h. Apelou a que no referido concerto de dia 9, concerto do sócio, estejam presentes os mesmos que preencheram a sala na festa de Natal e que a eles se juntem os que por quaisquer motivos não possam ter estado presentes nesse dia.

Agradeceu também a presença de todos nesta festa da família desejando as boas festas a todos.

E finalizaram-se os festejos de Natal com um lanche partilhado por todos os presentes.

Festa de Natal - 19 de Dezembro de 2010


Convite Festa de Natal


Festejos de São Martinho / Festas da Cidade

Torres Vedras viveu, entre os dias de São Gonçalo de Lagos e de São Martinho, a 7ª Edição das suas Festas da Cidade, uma organização da Câmara Municipal com o apoio do Arena Shopping e da FNAC.
Integrado nesses festejos, realizou-se por mais um ano, no dia 7 de Novembro, o desfile de bandas filarmónicas do concelho. Cada filarmónica reuniu-se em locais distintos da cidade, estipulados pela CMTV, e partiu em Direcção ao largo em frente à Igreja de São Pedro. A nossa banda de música partiu do Largo dos Polomes onde após a chegada, tal como as restantes filarmónicas tocou o hino e uma marcha a seu critério. Para finalizar, foi tocada em conjunto a Marcha da Cidade de Torres Vedras dirigida pelo Maestro da Banda de Música de Campelos Daniel Rui Baptista.

Ainda nas Comemorações do Dia de São Martinho, a banda de música participou no dia 14 de Novembro, nos festejos de São Martinho da capela de Aldeia Grande.
No período da manhã decorreu o peditório acompanhado pela nossa banda filarmónica onde se recolheram fundos monetários para a reconstrução da capela e casa mortuária.
No período da tarde, realizou-se a cerimónia religiosa, onde teve lugar a tradicional procissão de São Martinho. Finalizada a procissão a banda de música alegrou os ouvintes com 30 minutos de marchas.

Passeio ao Badoca Park - 26 de Setembro













No passado dia 26 de Setembro, os elementos que participaram na organização dos festejos anuais e a banda de música de Aldeia Grande foram visitar o Badoca Park.
Contavam-se 70 elementos participantes nesta visita.

Assistímos a uma magnífica apresentação de aves de rapina onde uma águia e um mocho realizaram voos livres e nos mostraram as formas de caçar as suas presas.
Fomos animados pela imensidão da paisagem do Badoca Park com as diferentes espécies de animais selvagens.
Saboreámos uma deliciosa refeição no restaurante do Badoca Safari Park, harmoniosamente integrado na paisagem e com uma vista deslumbrante sobre a savana.
Conhecemos o jardim das aves exóticas e deixámo-nos invadir pela alegria das cores das variadas espécies que aí habitavam.
Passámos um dia diferente no meio da natureza.
Com a aventura do safari convivemos de perto com espécies que em plena liberdade nos transportaram para o continente africano.

No regresso, ainda foi proporcionada a travessia de barco até Setúbal.

O nosso agradecimento à Camara Municipal de Torres Vedras e à junta de Freguesia de Maxial pela cedência do transporte.

Actuação na Chegada do Círio de Aldeia Grande - 9 de Setembro 2010


Com tem vindo a ser habitual, a banda de música de Aldeia Grande, a 9 de Setembro, actuou na chegada do Círio de Aldeia Grande à sua terra.
Este ano o juiz era uma jovem pertencente também à nossa filarmónica, Carina Pedro.
O Círio de Aldeia Grande partiu para o lugar de Misericórdia a 7 de Setembro onde permaneceu até ao dia 9, dia do seu regresso.
Após a sua chegada, o Círio, actualmente com tractores enfeitados a rigor, deu três voltas à capela de Aldeia Grande enquanto a banda de música aguardava para tocar à sua passagem pelo largo onde se situa a Sede da Filarmónica e a Nossa Senhora da Misericórdia.
Finalizadas as tradicionais voltas à capela, o juiz (e alguns ajudantes) distribuía bolos pelo povo que assistia enquanto que a banda de música alegrava esta festa.
Além da banda de música não faltou o Gaiteiro que todos anos acompanha o Círio.
Foram finalizados estes festejos com a entrega da bandeira ao juiz que para o ano terá a seu cargo a realização destes festejos.


Como curiosidade …

Passo a descrever o Lugar de Misericórdia ….

O Lugar da Misericórdia situa-se a 2250 metros a nordeste da Moita dos Ferreiros – Lourinhã. Neste Lugar predomina a natureza com um grande valor paisagístico, histórico e ambiental.
Neste local de culto podemos encontrar o Santuário da Nossa senhora da Misericórdia que podemos encontrar em seu arredor, a casa do Ermitão, a casa dos círios, o recinto de festas, a esplanada, a Fonte do rastinho, um grande potencial de recursos hídricos e uma agradável zona de arvoredo onde existem alguns sobreiros centenários.


Os Círios ...
Ao Santuário da Nossa Senhora da Misericórdia acorreram desde tempos remotos 8 círios que percorriam grandes distâncias em devoção a Nossa Senhora em cumprimento de promessas antigas são eles: o círio de Vila de Chã, Círio de Casais Galegos, Círio de Aldeia Grande, Círio dos Penedos, Círio de Vila Verde, Círio da Labrugeira e por fim o Círio do Vilar que em peregrinação rumavam anualmente para aqui celebrar as festividades de Nossa Senhora, nos dias 7, 8 e 9 de Setembro de todos os anos, e em tempos houve também o Círio de Peniche que se deslocava em romaria a esta Senhora pela Páscoa do Divino Espírito Santo.
Hoje em dia com esforço, dedicação e por devoção são 5 os Círios que realizam estas peregrinações anualmente.
Esta tradição com cerca de 755 anos teve o seu inicio com o Círio dos Casais Galegos e Vila Chã, que, por razões de escassez de água para as suas sementeiras foram pedir auxilio a esta Senhora. Pensa-se que por volta de 1600, por influencia de uma epidemia fatal tenha surgido o Círio de Vila Verde e o Círio da Labrugeira. E Desde 1713 em cumprimento de promessa antiga, organiza-se o Círio de Aldeia Grande.
Durante Séculos a peregrinação realizada por estes 5 círios, era efectuada em junta de bois e carroças, percorrendo percursos bastantes atribulados demorando 1 dia e 3 ou 4 horas de viagem, 20 anos depois estes hábitos e costumes foram alterados efectuando-se agora por tractores agrícolas e carrinhas demorando sensivelmente 2horas de caminho.

In, misericórdia-mf.blogspot.com


Um artigo interessante sobre os Círios à Senhora da Misericórida

Os círios à Senhora da Misericórdia
Os círios à Senhora da Misericórdia (Moita dos Ferreiros) são dos mais antigos dos muitos que abundam na zona da Estremadura portuguesa.
Dizem que, em 1253, a região de Alenquer foi assolada por forte seca. A população pediu à Senhora da Misericórdia que intercedesse e lhes desse “da água que ela tinha sempre nos seus sagrados pés”.
A partir daí, todos os anos, por volta do dia 8 de Setembro, cai sempre alguma chuva nas aldeias de Alenquer devotas da Senhora da Misericórdia. Por isso, se deslocam em romagens,os círios, para virem agradecer à Senhora e buscar da sua luz. Os círios são movimentos de religiosidade popular, mais frequentes entre a península de Setúbal e o Cabo Mondego, incluídos principalmente no culto à Senhora que, com o cristianismo, se transformou no culto Mariano.
Entrevêem-se origem, festividades e cultos a deusas pagãs, deusas-mães, traduzidos em romarias, lendas, oferendas, loas, busca da luz contra o caos e da água fonte da vida. Os círios mantêm formas e conteúdos que se repetem, ano após ano, e revelam na sua aparente simplicidade dimensões complexas, não se sabendo já porquê nem quando foram adquiridas.
Os círios à Senhora da Misericórdia, sendo dos mais antigos, são os que apresentam fórmulas mais simples mas tão características desta religiosidade popular:
􀂃 Chegada sempre pela mesma ordem, no dia sete de Setembro durante a manhã, primeiro o círio da Labrugeira, e de Vila Verde, os quais participam na missa e na procissão da festa. Depois da procissão ninguém arreda pé enquanto não chegam os de Aldeia Grande, Casais Galegos e Vila Chã como se o dia não estivesse completo sem eles.
􀂃 Procissão no local de origem e junto do Santuário, sem a presença de pároco, com bandeira e guião ou estandarte, acompanhado pelo ritmo da gaita-de-foles. E se não há gaiteiro, a música é transmitida pela aparelhagem que segue num dos tractores (antigamente eram carros de bois ou carroças), mas sempre o som da gaita-de-foles, esse instrumento marca das nossas origens celtas.
􀂃 Três voltas às igrejas da freguesia de origem e três voltas ao santuário, tanto à chegada como à partida, sempre da direita para a esquerda, no sentido contrário ao do movimento dos ponteiros do relógio. Exceptua-se o círio de Vila Chã, que dá três voltas ao Chafariz, relembrando, assim, a promessa inicial, a busca da água como elemento primordial da vida.
􀂃 Buscam a luz em círios de cera que, no caso da Senhora da Misericórdia, é representada pelas velas que são acesas durante a missa do respectivo círio, no dia oito de Setembro.
 Elegem, com um ano de antecedência, juízes, festeiros e mordomos, que são responsáveis pela guarda da bandeira e pela realização do próximo círio, seguindo as tradições. Há casos em que é uma família que, de século em século, vai mantendo a responsabilidade de organizar o círio como em Vila Verde dos Francos ou Aldeia Grande. Os círios à Senhora da Misericórdia não lançam loas mas, no momento da despedida, vêem-se as pessoas saudarem-se com carinho e já com saudades “até para o ano com a graça da Senhora da Misericórdia”.


In, Museu da Lourinhã, Boletim n.º 8 / Setembro 2008
Página 8 – Texto de Isabel Mateus

Saldo - Festa Anual 2010

Clique na imagem para visualizar
Contas Festa de Verão 2010

Finalizados os festejos anuais, é com enorme satisfação que a Direcção de S.F.I.A. informa todos os seus irtervenientes que os mesmos tiveram de lucro 13.831,80 €.

A todos os colaboradores, patrocinadores e participantes nos festejos a nossa gratidão.

Bem Hajam.




2 de julho de 2010

Festa em Aldeia Grande - Julho 2010

Clique na imagem para visualizar

Aldeia Grande em Festa 2010


Patrocinadores - Festa Anual 2010

Clique na imagem para ampliar

Sopas e Tascas - Freguesia do Maxial - Edição 2010


Realizou-se no dia 20 de Junho de 2010, no antigo armazém da "Maceira", a 2ª Edição da iniciativa "Sopas e Tascas". Foram três dias de muita animação e convívio entre participantes e população visitante.

O concurso de sopas local foi o momento alto da iniciativa, tal como no ano anterior, as colectividades participantes foram:
- ADAFO (Folgarosa)
- AMLE (Ereira)
- LCDCP (Maxial)
- SCS (Vila Seca)
- SFIA (Aldeia Grande)
- SIR (Maxial)
- AC (Casais de Santo António).
Este ano não partciparam a ADR (Loubagueira), AHFM (Maxial) e SFE (Ermegeira), que esperamos que no próximo ano participem.

Para a eleição da melhor sopa, cada uma das instituições selecciou a que considerou que melhor os representasse, estando à prova dos visitantes durante os três dias em que decorreu o evento. E, no último dia o júri composto por Carlos Miguel, presidente da autarquia torriense; Sérgio Lopes, secretário-geral da PromoTorres; Ana Miguel, responsável pelo Centro de Novas Oportunidades da Escola Henriques Nogueira; e Vanessa Lourenço, jornal Badaladas; escolheu aquela que se distinguia entre todas. A “Canja da Aba” da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense, seguindo-se da “Sopa de legumes” da colectividade dos Casais de Santo António e da “Sopa da pedra” da Associação de Moradores da Ereira, que foi a vencedora na edição anterior.

Este concurso tem como objectivo incentivar as colectividades a empenharem-se nas realizações da comunidade local e especificamente nas “sopas para ganharem a colher de pau do ano”, disse Celso Carvalho, presidente da Junta da Freguesia do Maxial.

Quanto à animação ficou a cargo das duas bandas filarmónicas locais, a de Aldeia Grande e da Ermegeira e dos finalistas do concurso “Novos Talentos” que realizaram uma verdadeira “Noite de Estrelas”.

Um obrigado às cozinheiras, um obrigado a todos os que colaboraram connosco. Para o ano lá estaremos novamente e contamos com a sua presença ;-)

Encontro Municipal de Bandas - Ribaldeira

Sendo a música um elo de união entre os povos e pretendendo divulgar um pouco do património musical realizou-se, a 6 de Junho de 2010, o Encontro Municipal de Bandas, que este ano teve lugar na Ribaldeira.
Foi uma organização da Sociedade Filarmónica da Ribaldeira integrada na Comemoração do Bicentenário das Linhas de Torres que teve como objectivo além de divulgar a história das Linhas de Torres Vedras na Freguesia de Dois Portos, dar a conhecer à população local e participantes no evento, as bandas do concelho e o trabalho por elas realizado ao longo do ano, promovendo a cultura musical.
Como habitual, realizou-se pela manhã o desfile das Bandas Filarmónicas que se concentraram no Largo do Espírito Santo tocando em conjunto a Marcha da Cidade de Torres Vedras.
Estiveram presentes a Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense, Banda da Juventude Musical Ponterrolense, Banda de Música de Campelos, Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Sociedade Filarmónica Ermegeirense e a banda organizadora do evento, Sociedade Filarmónica da Ribaldeira.
Às 12h00 teve lugar o almoço convívio e pelas 14h00 a Banda da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense iniciou com os Parabéns à Sociedade Filarmónica da Ribaldeira que realizára 150 anos de existência.
Após os Parabéns, discursou o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dr.ª Ana Umbelino, o presidente de Junta da Fregueisia de Dois Portos e o presidente da Sociedade Filarmónica da Ribaldeira. Finalizados os discursos deu início aos concertos a Banda da S.F.I.A., seguindo-se as restantes bandas filarmónicas pela ordem acima referida.
Foi um dia de convívio e cultura musical que em muito nos agradou. Em 2011 cabe à nossa filarmónica a realização do evento, no qual temos muito gosto.
Para finalizar menciono as palavras do Presidente da Sociedade Filarmónica da Ribaldeira quando referiu um anúncio publicitário: "... podíamos nós viver sem as bandas filarmónicas???? poder podíamos ... mas não era a mesma coisa ... "

17 de abril de 2010

Serviços da Banda de Música - 2010

10-01-2010 - Aldeia Grande (Dia do Sócio) - 09h30 - Arruada + Concerto

13-02-2010 - Carnaval de Torres Vedras - 20h30 - Desfile

10-01-2010 - Aldeia Grande (Dia do Sócio) - 09h30 - Arruada + Corcerto

13-02-2010 - Torres Vedras (Carnaval) - 20h30 - Desfile

14-02-2010 - Torres Vedras (Carnaval) - 14:00h - Desfile

16-02-2010 - Torres Vedras (Carnaval) - 14:00h - Desfile

21-03-2010 - Sapataria - 15h00 - Procissão

11-04-2010 - Aldeia Grande - 09h00 - Peditório + Concerto de Páscoa

03-06-2010 - Vilar - 15h30 - Procissão + Marchas

06-06-2010 - Ribaldeira - 10h00 - Encontro Bandas + Concerto

06-06-2010 - Sarge - 15h30 - Procissão + Marchas

27-06-2010 - Torres Vedras (Sons de Cá) - 15h30 - Concerto

09-07-2010 - Santa Cruz (Onda de Verão) - 20h00 - Concerto

11-07-2010 - Casais Brancos - 09h30 - Peditório + Procissão + Marchas

18-07-2010 - Santa Cruz - 15h00 - Procissão + Marchas

25-07-2010 - Aldeia Grande - 09h00 - Peditório + Procissão + Concerto

08-08-2010 - Maxial - 09h30 - Peditório + Procissão + Marchas

15-08-2010 - Carvalhal - 14h30 - Procissão + Marchas

22-08-2010 - Fonte Grada - 10h00 - Peditório + Procissão + Concerto

29-08-2010 - Bordinheira - 15h30 - Procissão + Marchas

05-09-2010 - Silveira - 16h00 - Procissão

09-09-2010 - Aldeia Grande - 17h00 - Marchas "Círio"

07-11-2010 - Torres Vedras (Festas Cidade) - 10h00 - Desfile

14-11-2010 - Aldeia Grande - 16h00 - Procissão S. Martinho

08-12-2010 - Serra de São Julião - 09h00 - Peditório + Marchas

19-12-2010 - Aldeia Grande - 15h30 - Concerto de Natal