2 de julho de 2010

Aldeia Grande em Festa 2010


Patrocinadores - Festa Anual 2010

Clique na imagem para ampliar

Sopas e Tascas - Freguesia do Maxial - Edição 2010


Realizou-se no dia 20 de Junho de 2010, no antigo armazém da "Maceira", a 2ª Edição da iniciativa "Sopas e Tascas". Foram três dias de muita animação e convívio entre participantes e população visitante.

O concurso de sopas local foi o momento alto da iniciativa, tal como no ano anterior, as colectividades participantes foram:
- ADAFO (Folgarosa)
- AMLE (Ereira)
- LCDCP (Maxial)
- SCS (Vila Seca)
- SFIA (Aldeia Grande)
- SIR (Maxial)
- AC (Casais de Santo António).
Este ano não partciparam a ADR (Loubagueira), AHFM (Maxial) e SFE (Ermegeira), que esperamos que no próximo ano participem.

Para a eleição da melhor sopa, cada uma das instituições selecciou a que considerou que melhor os representasse, estando à prova dos visitantes durante os três dias em que decorreu o evento. E, no último dia o júri composto por Carlos Miguel, presidente da autarquia torriense; Sérgio Lopes, secretário-geral da PromoTorres; Ana Miguel, responsável pelo Centro de Novas Oportunidades da Escola Henriques Nogueira; e Vanessa Lourenço, jornal Badaladas; escolheu aquela que se distinguia entre todas. A “Canja da Aba” da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense, seguindo-se da “Sopa de legumes” da colectividade dos Casais de Santo António e da “Sopa da pedra” da Associação de Moradores da Ereira, que foi a vencedora na edição anterior.

Este concurso tem como objectivo incentivar as colectividades a empenharem-se nas realizações da comunidade local e especificamente nas “sopas para ganharem a colher de pau do ano”, disse Celso Carvalho, presidente da Junta da Freguesia do Maxial.

Quanto à animação ficou a cargo das duas bandas filarmónicas locais, a de Aldeia Grande e da Ermegeira e dos finalistas do concurso “Novos Talentos” que realizaram uma verdadeira “Noite de Estrelas”.

Um obrigado às cozinheiras, um obrigado a todos os que colaboraram connosco. Para o ano lá estaremos novamente e contamos com a sua presença ;-)

Encontro Municipal de Bandas - Ribaldeira

Sendo a música um elo de união entre os povos e pretendendo divulgar um pouco do património musical realizou-se, a 6 de Junho de 2010, o Encontro Municipal de Bandas, que este ano teve lugar na Ribaldeira.
Foi uma organização da Sociedade Filarmónica da Ribaldeira integrada na Comemoração do Bicentenário das Linhas de Torres que teve como objectivo além de divulgar a história das Linhas de Torres Vedras na Freguesia de Dois Portos, dar a conhecer à população local e participantes no evento, as bandas do concelho e o trabalho por elas realizado ao longo do ano, promovendo a cultura musical.
Como habitual, realizou-se pela manhã o desfile das Bandas Filarmónicas que se concentraram no Largo do Espírito Santo tocando em conjunto a Marcha da Cidade de Torres Vedras.
Estiveram presentes a Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense, Banda da Juventude Musical Ponterrolense, Banda de Música de Campelos, Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Sociedade Filarmónica Ermegeirense e a banda organizadora do evento, Sociedade Filarmónica da Ribaldeira.
Às 12h00 teve lugar o almoço convívio e pelas 14h00 a Banda da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense iniciou com os Parabéns à Sociedade Filarmónica da Ribaldeira que realizára 150 anos de existência.
Após os Parabéns, discursou o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dr.ª Ana Umbelino, o presidente de Junta da Fregueisia de Dois Portos e o presidente da Sociedade Filarmónica da Ribaldeira. Finalizados os discursos deu início aos concertos a Banda da S.F.I.A., seguindo-se as restantes bandas filarmónicas pela ordem acima referida.
Foi um dia de convívio e cultura musical que em muito nos agradou. Em 2011 cabe à nossa filarmónica a realização do evento, no qual temos muito gosto.
Para finalizar menciono as palavras do Presidente da Sociedade Filarmónica da Ribaldeira quando referiu um anúncio publicitário: "... podíamos nós viver sem as bandas filarmónicas???? poder podíamos ... mas não era a mesma coisa ... "

17 de abril de 2010

Serviços da Banda de Música - 2010

10-01-2010 - Aldeia Grande (Dia do Sócio) - 09h30 - Arruada + Concerto

13-02-2010 - Carnaval de Torres Vedras - 20h30 - Desfile

10-01-2010 - Aldeia Grande (Dia do Sócio) - 09h30 - Arruada + Corcerto

13-02-2010 - Torres Vedras (Carnaval) - 20h30 - Desfile

14-02-2010 - Torres Vedras (Carnaval) - 14:00h - Desfile

16-02-2010 - Torres Vedras (Carnaval) - 14:00h - Desfile

21-03-2010 - Sapataria - 15h00 - Procissão

11-04-2010 - Aldeia Grande - 09h00 - Peditório + Concerto de Páscoa

03-06-2010 - Vilar - 15h30 - Procissão + Marchas

06-06-2010 - Ribaldeira - 10h00 - Encontro Bandas + Concerto

06-06-2010 - Sarge - 15h30 - Procissão + Marchas

27-06-2010 - Torres Vedras (Sons de Cá) - 15h30 - Concerto

09-07-2010 - Santa Cruz (Onda de Verão) - 20h00 - Concerto

11-07-2010 - Casais Brancos - 09h30 - Peditório + Procissão + Marchas

18-07-2010 - Santa Cruz - 15h00 - Procissão + Marchas

25-07-2010 - Aldeia Grande - 09h00 - Peditório + Procissão + Concerto

08-08-2010 - Maxial - 09h30 - Peditório + Procissão + Marchas

15-08-2010 - Carvalhal - 14h30 - Procissão + Marchas

22-08-2010 - Fonte Grada - 10h00 - Peditório + Procissão + Concerto

29-08-2010 - Bordinheira - 15h30 - Procissão + Marchas

05-09-2010 - Silveira - 16h00 - Procissão

09-09-2010 - Aldeia Grande - 17h00 - Marchas "Círio"

07-11-2010 - Torres Vedras (Festas Cidade) - 10h00 - Desfile

14-11-2010 - Aldeia Grande - 16h00 - Procissão S. Martinho

08-12-2010 - Serra de São Julião - 09h00 - Peditório + Marchas

19-12-2010 - Aldeia Grande - 15h30 - Concerto de Natal

16 de abril de 2010

Dia de homenagem ao músico José Oliveira Damil


No passado dia 11 de Abril, a banda de música da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense realizou o tradicional peditório de quotas que devido às más condições climatéricas não foi possível realizar em Janeiro do corrente. Foi uma manhã agradável em que um lindo sol primaveril combinava com a boa disposição dos músicos que agradeciam, através da sua arte, aos que cumpriam um dos seus deveres enquanto associados.

No período da tarde, na sede da S.F.I.A., a banda actuou no tradicional concerto da Páscoa executando agradáveis peças musicais.

No referido concerto foi homenageado, pela Câmara Municipal de Torres Vedras e Junta de Freguesia do Maxial, José Oliveira Damil músico na banda da S.F.I.A. à mais de 50 anos.

O Presidente da Junta de Freguesia do Maxial, Celso Carvalho, entregou uma lembrança ao homenageado usando as seguintes palavras: "as 6.600 horas dadas à causa da banda pelo Senhor Capilé (permita-me que o trate por este nome carinhoso pelo que é conhecido) em 55 anos de serviço público e cívico à sociedade, são um gesto de enaltecer". Terminou, reforçando os parabéns ao "Sr. Capilé" e elogiando a banda de música referindo que a considera cada vez melhor.

Como representante da Câmara Municipal esteve presente a vereadora da cultura, Dr.ª Ana Umbelino, que procedeu à entrega de uma lembrança ao homenageado e valorizou "o percurso e dedicação à música, à banda, à freguesia e ao concelho de Torres Vedras" do homenageado dando os parabéns também à sua família que certamente muito o ajudou a contribuir para esta causa.

A Direcção da S.F.I.A. está de parabéns por ter (não só o referido músico mas evidenciando o homenageado) um músico como "Capilé", que tem demonstrado tanta dedicação à música e à banda que lhe ensinou tal arte.

Os directores desta filarmónica, não entendem esta homenagem como uma despedida mas sim um reconhecimento pelo contributo que José Oliveira Damil tem prestado à S.F.I.A.

No final, houve um lanche partilhado entre todos os presentes e gerou-se o convívio entre autarcas, directores, banda de música, associados e restante população presente.

O Bem-haja a este músico e a tantos outros que por aí temos merecedores da nossa gratidão.