2 de julho de 2010

Sopas e Tascas - Freguesia do Maxial - Edição 2010


Realizou-se no dia 20 de Junho de 2010, no antigo armazém da "Maceira", a 2ª Edição da iniciativa "Sopas e Tascas". Foram três dias de muita animação e convívio entre participantes e população visitante.

O concurso de sopas local foi o momento alto da iniciativa, tal como no ano anterior, as colectividades participantes foram:
- ADAFO (Folgarosa)
- AMLE (Ereira)
- LCDCP (Maxial)
- SCS (Vila Seca)
- SFIA (Aldeia Grande)
- SIR (Maxial)
- AC (Casais de Santo António).
Este ano não partciparam a ADR (Loubagueira), AHFM (Maxial) e SFE (Ermegeira), que esperamos que no próximo ano participem.

Para a eleição da melhor sopa, cada uma das instituições selecciou a que considerou que melhor os representasse, estando à prova dos visitantes durante os três dias em que decorreu o evento. E, no último dia o júri composto por Carlos Miguel, presidente da autarquia torriense; Sérgio Lopes, secretário-geral da PromoTorres; Ana Miguel, responsável pelo Centro de Novas Oportunidades da Escola Henriques Nogueira; e Vanessa Lourenço, jornal Badaladas; escolheu aquela que se distinguia entre todas. A “Canja da Aba” da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense, seguindo-se da “Sopa de legumes” da colectividade dos Casais de Santo António e da “Sopa da pedra” da Associação de Moradores da Ereira, que foi a vencedora na edição anterior.

Este concurso tem como objectivo incentivar as colectividades a empenharem-se nas realizações da comunidade local e especificamente nas “sopas para ganharem a colher de pau do ano”, disse Celso Carvalho, presidente da Junta da Freguesia do Maxial.

Quanto à animação ficou a cargo das duas bandas filarmónicas locais, a de Aldeia Grande e da Ermegeira e dos finalistas do concurso “Novos Talentos” que realizaram uma verdadeira “Noite de Estrelas”.

Um obrigado às cozinheiras, um obrigado a todos os que colaboraram connosco. Para o ano lá estaremos novamente e contamos com a sua presença ;-)

Encontro Municipal de Bandas - Ribaldeira

Sendo a música um elo de união entre os povos e pretendendo divulgar um pouco do património musical realizou-se, a 6 de Junho de 2010, o Encontro Municipal de Bandas, que este ano teve lugar na Ribaldeira.
Foi uma organização da Sociedade Filarmónica da Ribaldeira integrada na Comemoração do Bicentenário das Linhas de Torres que teve como objectivo além de divulgar a história das Linhas de Torres Vedras na Freguesia de Dois Portos, dar a conhecer à população local e participantes no evento, as bandas do concelho e o trabalho por elas realizado ao longo do ano, promovendo a cultura musical.
Como habitual, realizou-se pela manhã o desfile das Bandas Filarmónicas que se concentraram no Largo do Espírito Santo tocando em conjunto a Marcha da Cidade de Torres Vedras.
Estiveram presentes a Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense, Banda da Juventude Musical Ponterrolense, Banda de Música de Campelos, Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Sociedade Filarmónica Ermegeirense e a banda organizadora do evento, Sociedade Filarmónica da Ribaldeira.
Às 12h00 teve lugar o almoço convívio e pelas 14h00 a Banda da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense iniciou com os Parabéns à Sociedade Filarmónica da Ribaldeira que realizára 150 anos de existência.
Após os Parabéns, discursou o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dr.ª Ana Umbelino, o presidente de Junta da Fregueisia de Dois Portos e o presidente da Sociedade Filarmónica da Ribaldeira. Finalizados os discursos deu início aos concertos a Banda da S.F.I.A., seguindo-se as restantes bandas filarmónicas pela ordem acima referida.
Foi um dia de convívio e cultura musical que em muito nos agradou. Em 2011 cabe à nossa filarmónica a realização do evento, no qual temos muito gosto.
Para finalizar menciono as palavras do Presidente da Sociedade Filarmónica da Ribaldeira quando referiu um anúncio publicitário: "... podíamos nós viver sem as bandas filarmónicas???? poder podíamos ... mas não era a mesma coisa ... "

17 de abril de 2010

Serviços da Banda de Música - 2010

10-01-2010 - Aldeia Grande (Dia do Sócio) - 09h30 - Arruada + Concerto

13-02-2010 - Carnaval de Torres Vedras - 20h30 - Desfile

10-01-2010 - Aldeia Grande (Dia do Sócio) - 09h30 - Arruada + Corcerto

13-02-2010 - Torres Vedras (Carnaval) - 20h30 - Desfile

14-02-2010 - Torres Vedras (Carnaval) - 14:00h - Desfile

16-02-2010 - Torres Vedras (Carnaval) - 14:00h - Desfile

21-03-2010 - Sapataria - 15h00 - Procissão

11-04-2010 - Aldeia Grande - 09h00 - Peditório + Concerto de Páscoa

03-06-2010 - Vilar - 15h30 - Procissão + Marchas

06-06-2010 - Ribaldeira - 10h00 - Encontro Bandas + Concerto

06-06-2010 - Sarge - 15h30 - Procissão + Marchas

27-06-2010 - Torres Vedras (Sons de Cá) - 15h30 - Concerto

09-07-2010 - Santa Cruz (Onda de Verão) - 20h00 - Concerto

11-07-2010 - Casais Brancos - 09h30 - Peditório + Procissão + Marchas

18-07-2010 - Santa Cruz - 15h00 - Procissão + Marchas

25-07-2010 - Aldeia Grande - 09h00 - Peditório + Procissão + Concerto

08-08-2010 - Maxial - 09h30 - Peditório + Procissão + Marchas

15-08-2010 - Carvalhal - 14h30 - Procissão + Marchas

22-08-2010 - Fonte Grada - 10h00 - Peditório + Procissão + Concerto

29-08-2010 - Bordinheira - 15h30 - Procissão + Marchas

05-09-2010 - Silveira - 16h00 - Procissão

09-09-2010 - Aldeia Grande - 17h00 - Marchas "Círio"

07-11-2010 - Torres Vedras (Festas Cidade) - 10h00 - Desfile

14-11-2010 - Aldeia Grande - 16h00 - Procissão S. Martinho

08-12-2010 - Serra de São Julião - 09h00 - Peditório + Marchas

19-12-2010 - Aldeia Grande - 15h30 - Concerto de Natal

16 de abril de 2010

Dia de homenagem ao músico José Oliveira Damil


No passado dia 11 de Abril, a banda de música da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense realizou o tradicional peditório de quotas que devido às más condições climatéricas não foi possível realizar em Janeiro do corrente. Foi uma manhã agradável em que um lindo sol primaveril combinava com a boa disposição dos músicos que agradeciam, através da sua arte, aos que cumpriam um dos seus deveres enquanto associados.

No período da tarde, na sede da S.F.I.A., a banda actuou no tradicional concerto da Páscoa executando agradáveis peças musicais.

No referido concerto foi homenageado, pela Câmara Municipal de Torres Vedras e Junta de Freguesia do Maxial, José Oliveira Damil músico na banda da S.F.I.A. à mais de 50 anos.

O Presidente da Junta de Freguesia do Maxial, Celso Carvalho, entregou uma lembrança ao homenageado usando as seguintes palavras: "as 6.600 horas dadas à causa da banda pelo Senhor Capilé (permita-me que o trate por este nome carinhoso pelo que é conhecido) em 55 anos de serviço público e cívico à sociedade, são um gesto de enaltecer". Terminou, reforçando os parabéns ao "Sr. Capilé" e elogiando a banda de música referindo que a considera cada vez melhor.

Como representante da Câmara Municipal esteve presente a vereadora da cultura, Dr.ª Ana Umbelino, que procedeu à entrega de uma lembrança ao homenageado e valorizou "o percurso e dedicação à música, à banda, à freguesia e ao concelho de Torres Vedras" do homenageado dando os parabéns também à sua família que certamente muito o ajudou a contribuir para esta causa.

A Direcção da S.F.I.A. está de parabéns por ter (não só o referido músico mas evidenciando o homenageado) um músico como "Capilé", que tem demonstrado tanta dedicação à música e à banda que lhe ensinou tal arte.

Os directores desta filarmónica, não entendem esta homenagem como uma despedida mas sim um reconhecimento pelo contributo que José Oliveira Damil tem prestado à S.F.I.A.

No final, houve um lanche partilhado entre todos os presentes e gerou-se o convívio entre autarcas, directores, banda de música, associados e restante população presente.

O Bem-haja a este músico e a tantos outros que por aí temos merecedores da nossa gratidão.


25 de janeiro de 2010

Acta da Assembleia Geral Ordinária - 17 de Janeiro de 2010

Acta número sessenta e três

Ao décimo sétimo dia do mês de Janeiro de dois mil e dez, pelas dezasseis horas, sob a presidência de Augusto Oliveira Aniceto e com a presença de vinte associados conforme consta no livro de presenças, reuniu a Assembleia Geral da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense, na sua sede, em sessão Ordinária, com a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto Um – Apresentação, discussão e aprovação do relatório e contas do ano 2009.
Ponto Dois – Assuntos de interesse para a colectividade.
Aberta a sessão o Presidente da Mesa cumprimentou os associados e procedeu à leitura da ordem de trabalhos conforme constava na convocatória.
Não estando presente o secretário da Mesa da Assembleia, o Presidente da Mesa delegou em Ana Lourenço, secretária da Direcção, a leitura da acta correspondente à Assembleia anterior, que foi aprovada por unanimidade.
No primeiro ponto da ordem de trabalhos, o relatório e contas foram apreciados pelo Presidente do Conselho Fiscal, Evaristo Marques, que deu os parabéns à Direcção mostrando a sua satisfação com a gerência e saldo apresentados, acrescentando que a esse saldo não está contabilizado um apoio financeiro da Câmara Municipal de Torres Vedras correspondente ao ano de dois mil e nove, passando a palavra ao Presidente da Direcção para que o pudesse explicar aos presentes.
Vítor Marques, presidente da Direcção, informou que a transferência relativa a esse apoio financeiro não foi efectuada em dois mil e nove porque a entrega da declaração em como a associação não tinha dívidas à Segurança Social foi solicitada pelos serviços da Câmara Municipal apenas dois dias antes do final do ano, pelo que, esteve uma associada na Segurança Social de Lisboa para a conseguir, visto que nos serviços da Segurança Social de Torres Vedras demoraria dez dias úteis a estar disponível. Após a Direcção ter em sua posse a respectiva declaração fê-la chegar aos serviços municipais mas, como chegou quase ao final do dia foi informado por parte da Câmara Municipal que não seria possível dar seguimento à transferência até ao final do ano findo mas que a Associação não perdia quaisquer direitos sobre tal apoio financeiro e a transferência será efectuada.
De seguida, a secretária da Direcção, Ana Lourenço, procedeu à apresentação das contas destacando que estas terminaram com o saldo positivo de 23.993,36 € (Vinte e três mil novecentos e noventa e três euros e trinta e seis cêntimos). Posto à discussão, o relatório e contas foi aprovado por unanimidade.
Seguiu-se o segundo ponto da ordem de trabalhos, assuntos de interesse para a colectividade.
O presidente da Direcção, Vítor Marques, agradeceu a todos os que durante o ano têm colaborado com a direcção, nomeadamente, durante a festa anual. Informou que tanto a festa anual como a gerência de dois mil e nove correram muito bem e reconheceu que à sempre o que melhorar, informando que a direcção estará sempre aberta a sugestões.
Acrescentou que devido às condições climatérica, o dia do sócio não correu como o programado, isto porque, a Direcção pretendia no período da manhã realizar o tradicional peditório das quotas e aquando da cobrança informaria os sócios do almoço convívio. Como tal informação não foi possível ser transmitida em conjunto com a cobrança das quotas utilizou-se como recurso o anúncio do almoço convívio em altifalante com a passagem pelas ruas da localidade. Quanto à cobrança das quotas informou que está programada para o dia do concerto da Páscoa a pedida durante a manhã e o concerto, como já é habitual, durante a tarde. Evidenciou que o porco para o almoço convívio foi oferta do músico José Oliveira Damil.
Deu a conhecer aos associados presentes o CD da banda de música, um trabalho efectuado durante o ano de dois mil e nove e já anunciado na festa de natal. Informou que o referido CD se encontra à venda estando disponível para associados e não associados, sendo o custo de venda unitário de 5,00 € (cinco euros) e 7,50€ (sete euros e cinquenta cêntimos), respectivamente.
Apresentou como projectos a curto prazo a instalação de ar condicionado no espaço do bar para que possam ser proporcionados aos associados mais conforto quando o frequentam. Referiu também como projecto, de forma a combater as infiltrações de água e evitar a degradação do espaço, as obras no telhado.
Deu a conhecer que tem sido sonho da actual Direcção a aquisição de um terreno para que possam surgir novos projectos o que é possível acontecer a longo prazo, isto é, após estudo de terrenos e dos possíveis apoios financeiros para o efeito pois sem os referidos apoios a viabilização de tal projecto não será possível.
Alertou também para o facto de a actual Direcção ser o último ano para que está eleita e apelou aos sócios para pensarem na formação de listas para as próximas eleições.
Terminou, com o agradecimento aos associados que estiveram presentes na Assembleia.
Tomou a palavra o presidente da Mesa, Augusto Oliveira Aniceto, e agradeceu o trabalho desta Direcção, que manteve a filarmónica a um bom nível, realizou diversos eventos entre os quais a festa anual e no final do ano conseguiu apresentar uma boa saúde financeira.
Nada mais havendo a tratar, o presidente da Mesa pediu à Assembleia que a acta fosse aprovada em minuta, sendo este pedido aprovado por unanimidade. Para finalizar, saudou os presentes com votos de bom ano, dando por encerrados os trabalhos da Assembleia eram dezasseis horas e quarenta e um minutos.

O Presidente da Mesa da Assembleia
Augusto Oliveira Aniceto