25 de janeiro de 2010

Acta da Assembleia Geral Ordinária - 17 de Janeiro de 2010

Acta número sessenta e três

Ao décimo sétimo dia do mês de Janeiro de dois mil e dez, pelas dezasseis horas, sob a presidência de Augusto Oliveira Aniceto e com a presença de vinte associados conforme consta no livro de presenças, reuniu a Assembleia Geral da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense, na sua sede, em sessão Ordinária, com a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto Um – Apresentação, discussão e aprovação do relatório e contas do ano 2009.
Ponto Dois – Assuntos de interesse para a colectividade.
Aberta a sessão o Presidente da Mesa cumprimentou os associados e procedeu à leitura da ordem de trabalhos conforme constava na convocatória.
Não estando presente o secretário da Mesa da Assembleia, o Presidente da Mesa delegou em Ana Lourenço, secretária da Direcção, a leitura da acta correspondente à Assembleia anterior, que foi aprovada por unanimidade.
No primeiro ponto da ordem de trabalhos, o relatório e contas foram apreciados pelo Presidente do Conselho Fiscal, Evaristo Marques, que deu os parabéns à Direcção mostrando a sua satisfação com a gerência e saldo apresentados, acrescentando que a esse saldo não está contabilizado um apoio financeiro da Câmara Municipal de Torres Vedras correspondente ao ano de dois mil e nove, passando a palavra ao Presidente da Direcção para que o pudesse explicar aos presentes.
Vítor Marques, presidente da Direcção, informou que a transferência relativa a esse apoio financeiro não foi efectuada em dois mil e nove porque a entrega da declaração em como a associação não tinha dívidas à Segurança Social foi solicitada pelos serviços da Câmara Municipal apenas dois dias antes do final do ano, pelo que, esteve uma associada na Segurança Social de Lisboa para a conseguir, visto que nos serviços da Segurança Social de Torres Vedras demoraria dez dias úteis a estar disponível. Após a Direcção ter em sua posse a respectiva declaração fê-la chegar aos serviços municipais mas, como chegou quase ao final do dia foi informado por parte da Câmara Municipal que não seria possível dar seguimento à transferência até ao final do ano findo mas que a Associação não perdia quaisquer direitos sobre tal apoio financeiro e a transferência será efectuada.
De seguida, a secretária da Direcção, Ana Lourenço, procedeu à apresentação das contas destacando que estas terminaram com o saldo positivo de 23.993,36 € (Vinte e três mil novecentos e noventa e três euros e trinta e seis cêntimos). Posto à discussão, o relatório e contas foi aprovado por unanimidade.
Seguiu-se o segundo ponto da ordem de trabalhos, assuntos de interesse para a colectividade.
O presidente da Direcção, Vítor Marques, agradeceu a todos os que durante o ano têm colaborado com a direcção, nomeadamente, durante a festa anual. Informou que tanto a festa anual como a gerência de dois mil e nove correram muito bem e reconheceu que à sempre o que melhorar, informando que a direcção estará sempre aberta a sugestões.
Acrescentou que devido às condições climatérica, o dia do sócio não correu como o programado, isto porque, a Direcção pretendia no período da manhã realizar o tradicional peditório das quotas e aquando da cobrança informaria os sócios do almoço convívio. Como tal informação não foi possível ser transmitida em conjunto com a cobrança das quotas utilizou-se como recurso o anúncio do almoço convívio em altifalante com a passagem pelas ruas da localidade. Quanto à cobrança das quotas informou que está programada para o dia do concerto da Páscoa a pedida durante a manhã e o concerto, como já é habitual, durante a tarde. Evidenciou que o porco para o almoço convívio foi oferta do músico José Oliveira Damil.
Deu a conhecer aos associados presentes o CD da banda de música, um trabalho efectuado durante o ano de dois mil e nove e já anunciado na festa de natal. Informou que o referido CD se encontra à venda estando disponível para associados e não associados, sendo o custo de venda unitário de 5,00 € (cinco euros) e 7,50€ (sete euros e cinquenta cêntimos), respectivamente.
Apresentou como projectos a curto prazo a instalação de ar condicionado no espaço do bar para que possam ser proporcionados aos associados mais conforto quando o frequentam. Referiu também como projecto, de forma a combater as infiltrações de água e evitar a degradação do espaço, as obras no telhado.
Deu a conhecer que tem sido sonho da actual Direcção a aquisição de um terreno para que possam surgir novos projectos o que é possível acontecer a longo prazo, isto é, após estudo de terrenos e dos possíveis apoios financeiros para o efeito pois sem os referidos apoios a viabilização de tal projecto não será possível.
Alertou também para o facto de a actual Direcção ser o último ano para que está eleita e apelou aos sócios para pensarem na formação de listas para as próximas eleições.
Terminou, com o agradecimento aos associados que estiveram presentes na Assembleia.
Tomou a palavra o presidente da Mesa, Augusto Oliveira Aniceto, e agradeceu o trabalho desta Direcção, que manteve a filarmónica a um bom nível, realizou diversos eventos entre os quais a festa anual e no final do ano conseguiu apresentar uma boa saúde financeira.
Nada mais havendo a tratar, o presidente da Mesa pediu à Assembleia que a acta fosse aprovada em minuta, sendo este pedido aprovado por unanimidade. Para finalizar, saudou os presentes com votos de bom ano, dando por encerrados os trabalhos da Assembleia eram dezasseis horas e quarenta e um minutos.

O Presidente da Mesa da Assembleia
Augusto Oliveira Aniceto

Dia do Sócio - 10 de Janeiro de 2010

Tal como havíamos informado realizou-se no passado dia 10 de Janeiro o dia do Sócio. Devido às condições climatéricas, não correu como o programado, isto porque, a Direcção pretendia no período da manhã realizar o tradicional peditório das quotas e aquando da cobrança informaria os sócios do almoço convívio. Como tal informação não foi possível ser transmitida em conjunto com a cobrança das quotas utilizou-se como recurso o anúncio do almoço convívio em altifalante com a passagem pelas ruas da localidade. Quanto à cobrança das quotas informamos que está programada para o dia do concerto da Páscoa a pedida durante a manhã e o concerto, como já é habitual, durante a tarde.
Foi um dia de confraternização. Seguido o almoço convívio em que o porco foi oferta do nosso músico José Oliveira Damil, contámos com a animação de um arcordionista.
Um dia a repetir.
Os nossos agradecimentos a todos os que colaboraram neste dia.

13 de dezembro de 2009

Dia do Sócio (10 de Janeiro de 2010)


Tal como havíamos informado, realiza-se no próximo dia 10 de Janeiro a tradicional festa do sócio.
A partir das 9h30 a banda da S.F.I.A. efectuará a arruada de boas festas e cobrança de quotas, seguiar-se-á o churrasco convívio para músicos e associados, pelas 13h00, e às 16h00 actuará novamente a n/ banda de música.
Convidamos todos a estar presentes.

Festa de Natal (20 de Dezembro) & Festa do Sócio (10 de Janeiro)

22 de novembro de 2009

Festa de Natal e Festa do Sócio


A Direcção da S.F.I.A. já está a programar a habitual Festa de Natal. Está programada a sua realização no próximo dia 20 de Dezembro de 2009 com actuação da banda da S.F.I.A. e restante animação ainda a definir.
Como é norma, temos um presente para todas as crianças da nossa aldeia até ao 1º ciclo escolar.
No final, haverá um beberete no qual, à semelhança dos anos anteriores, contamos com a colaboração dos associados.

Já se programa também a tradicional Festa do Sócio, que possivelmente será a 10 de Janeiro de 2010. Do programa consta, pela manhã, arruada e cobrança de quotas pela banda da S.F.I.A.
De seguida haverá um churrasco convívio em que estão todos os associados convidados a participar(este ano é oferta do nosso músico José Damil o porco para o churrasco).
Para finalizar, actuará a nossa banda de música.

Festas da Cidade de Torres Vedras e São Martinho em Aldeia Grande


Integrado no programa das Festas da Cidade de Torres Vedras, na manhã do passado dia 8 de Novembro participámos em mais um desfile das bandas filarmónicas do concelho.
Cada uma das bandas partiu de diferentes locais da cidade e, após o desfile e concentração no largo do futuro Mercado Municipal, onde cada uma das bandas interpretou o seu hino e uma marcha a seu critério, executámos em conjunto a "Marcha da Cidade de Torres Vedras", sob a orientação do Maestro da Sociedade Filarmónica do Centro Popular da Ribaldeira.
Mais uma vez, esta iniciativa demonstrou a riqueza cultural que representa para o concelho torriense a existência, em alguns casos centenária, destas filarmónicas.
Participaram as bandas da Juventude Musical Ponterrolense, Sociedade Filarmónica Ermegeirense, Associação dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Centro Popular dos Trabalhadores da Ribaldeira, Escola de Música da Casa do Povo dos Campelos e a banda da nossa Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense.
Após dever cumprido, como é norma, foi oferta da Câmara Municipal o almoço às filarmónicas intervenientes, pelo que nos dirigimos ao "Pavilhão das Tasquinas" (denominado Pavilhão Expotorres, em que no mês de Novembro, também inserido no programa das Festas da Cidade se realizam as tradicionais tasquinhas nas quais, cada freguesia se faz representar por uma Associação). Agradecemos à Tasquinha da Junta da Freguesia da Carvoeira, onde os nossos músicos decidiram almoçar, a qualidade da comida assim como do atendimento.
Além da Comemoração das Festas da Cidade também comemoramos o São Martinho (Santo padroeiro da nossa cidade, daí as festas da Cidade de Torres Vedras se realizarem em Novembro. O dia de São Martinho é a 11 de Novembro, dia de Feriado Municipal em Torres Vedras).
Por isso nos esperava mais uma tarde de trabalho... Partimos rumo à nossa Aldeia onde nos esperava a tradicional festa de São Martinho.
E, foi assim, que terminamos os nossos serviços musicais com a actuação na nossa procissão de São Martinho.